Início / Versão completa
Geral

Furtos de cabos deixam sede da RBTrans sem energia e causam falhas em semáforos de Rio Branco

Por Por Aikon Vitor, da Folha do Acre 24/06/2025 09:33
Publicidade

Criminosos cortaram cabos de energia e deixaram sem luz a sede da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), em Rio Branco, na madrugada desta terça-feira (24). A ação, classificada pela prefeitura como vandalismo, também afetou o funcionamento de semáforos em outros pontos da capital acreana.

Publicidade

Segundo informações apuradas com o vigilante que estava de plantão na Rodoviária, o ataque ocorreu por volta de 0h30. Os suspeitos teriam usado até facas domésticas para cortar a fiação que liga o transformador ao sistema interno da RBTrans. Nenhum suspeito foi detido até o momento.

A interrupção do fornecimento de energia afetou as atividades da superintendência e comprometeu o sistema de controle de tráfego urbano. De acordo com a prefeitura, equipes técnicas foram mobilizadas durante a madrugada para mapear os danos e tentar restabelecer os serviços o mais rápido possível.

Além da RBTrans, outros pontos da cidade também foram alvo de furtos semelhantes, o que provocou falhas em sinais de trânsito. A prefeitura não informou quantos cruzamentos foram atingidos, mas alertou que os episódios representam risco à segurança de motoristas e pedestres.

Publicidade

O município pediu reforço das forças de segurança para investigar os casos e prevenir novas ocorrências. Em nota, a gestão classificou os crimes como ataques ao patrimônio público e disse que trabalha para reverter os prejuízos causados à população.

A previsão é de que a energia na sede da RBTrans seja reestabelecida ainda pela manhã.

Veja a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO – INTERRUPÇÃO DE ENERGIA NA SEDE DA RBTRANS

Informamos à população que a sede da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – RBTRANS encontra-se temporariamente sem energia elétrica nesta terça-feira, em decorrência de atos de vandalismo e tentativa de furto de fios ocorridos durante a madrugada.

Segundo relato do vigilante da Rodoviária, o ataque aconteceu por volta de 00h30, quando indivíduos, utilizando até mesmo faca de mesa, cortaram parte do cabo que liga o transformador à instalação elétrica do prédio, deixando toda a estrutura na escuridão.

Infelizmente, ações semelhantes também atingiram outros pontos da cidade, afetando diretamente o funcionamento de semáforos e colocando em risco a segurança viária. Uma equipe técnica já está em diligência pelas ruas, verificando os locais atingidos e buscando soluções imediatas.

Pedimos, neste momento, união entre os órgãos públicos, em especial das forças de segurança, para conter esses crimes que trazem prejuízos aos cofres públicos e comprometem serviços essenciais à população.

Estamos atuando com celeridade para a substituição do cabo e restabelecimento da energia ainda nesta manhã. Agradecemos a compreensão de todos e reforçamos nosso compromisso com a ordem, a segurança e o bem-estar da sociedade.

Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – RBTRANS e Prefeitura de Rio Branco

 

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.