Início / Versão completa
Cruzeiro do Sul

Nova lei garante atendimento prioritário a advogados em Cruzeiro do Sul

Por Por Aikon Vitor, da Folha do Acre 06/05/2025 10:50
Publicidade

O prefeito de Cruzeiro do Sul (AC), José de Souza Lima, sancionou a Lei nº 1.034, de 23 de abril de 2025, que estabelece a obrigatoriedade de atendimento prioritário a advogados e advogadas no exercício da função em repartições públicas e entidades financeiras localizadas no município.

Publicidade

A nova legislação se aplica a cartórios, concessionárias de serviços públicos, instituições financeiras – sejam públicas ou privadas – e órgãos da administração direta e indireta, exigindo que esses locais priorizem o atendimento a profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que estejam representando os interesses de clientes.

A medida dispensa a apresentação de procuração, salvo nos casos que envolvam segredo de justiça.

Para usufruir da prioridade, os advogados deverão apresentar a carteira funcional da OAB sempre que solicitados por servidores ou atendentes. De acordo com o texto, “o(a) advogado(a), no exercício de sua atividade, integrará o conjunto de pessoas beneficiadas do atendimento prioritário nas repartições obrigadas por esta Lei”.

Publicidade

O descumprimento da norma poderá acarretar multa diária, calculada com base nas Unidades Fiscais do Município. A penalidade será aplicada após a instauração de processo administrativo, conforme regulamentação posterior.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.