Início / Versão completa
Destaque

Acre sedia reunião internacional sobre clima e florestas com presença de autoridades nacionais e internacionais

Por Por Kauã Lucca, da Folha do Acre 19/05/2025 10:12 Atualizado em 19/05/2025 10:27
Publicidade

Com o tema “Nova Economia Florestal: conectando governos, povos e oportunidades”, o Acre recebe, a partir desta segunda-feira, 19, a 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores pelo Clima e as Florestas (GCF Task Force). O evento acontece no Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac) e segue até sexta-feira, 23.

Publicidade

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, confirmou presença na abertura. Segundo a organização, cerca de 50 autoridades internacionais também participam do encontro.

O GCF Task Force é uma aliança global formada por governadores e líderes subnacionais de mais de 43 estados e províncias, espalhados por 11 países, incluindo Brasil, Estados Unidos, Indonésia, México, Colômbia, Peru, Equador e Costa do Marfim. O objetivo da rede é promover ações conjuntas em prol da proteção das florestas tropicais, da redução de emissões de carbono e do desenvolvimento sustentável.

A realização do encontro no Acre marca um momento simbólico para o estado, que mantém cerca de 85% de sua cobertura florestal intacta e é reconhecido internacionalmente como modelo em políticas de desenvolvimento sustentável e iniciativas REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal).

Publicidade

A programação inclui painéis temáticos, reuniões técnicas, visitas de campo e lançamentos de projetos nas áreas de bioeconomia, financiamento climático, justiça ambiental e transição para uma economia de baixo carbono.

Entre os governadores e representantes internacionais confirmados estão:

Bolívia: Aguilera Cirbián (Santa Cruz) e Alejandro Unzueta (Beni)

Colômbia: Oscar Henrique Sánchez (Amazonas), Luiz Francisco Ruiz (Caquetá), Arnulfo Rivera (Guainía), Yeizon Rojas (Guaviare), Jhon Molina (Putumayo) e Luiz Alfredo Gutierrez (Vaupés)

Peru: Antônio Pulgar (Huánuco), Jorge Chaves (Loreto), Manuel Gambini (Ucayali) e Rosa Celiz (vice-governadora de San Martin)

Equador: Rodrigo Morejon (vice-prefeito de Orellana), Mercedes Vintimilla (vice-prefeita de Morona Santiago) e André Granda (prefeito de Pastaza)

A escolha do Acre como sede do evento foi feita por votação entre os membros da força-tarefa, reforçando o protagonismo do estado nas agendas ambiental e climática globais.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.