Início / Versão completa
Cotidiano

Acre está entre os estados com maior dependência do Bolsa Família, mostra estudo

Por Redação Folha do Acre 27/05/2025 08:33 Atualizado em 27/05/2025 08:44
Publicidade

Dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento Social mostram que o Acre está entre os 15 estados brasileiros com maior proporção de famílias que recebem o Bolsa Família de forma contínua há mais de dez anos.

Publicidade

Segundo o levantamento, 32,4% das famílias beneficiárias no estado estão inscritas no programa desde, pelo menos, 2015. Isso representa cerca de 43 mil famílias, de um total de 132,8 mil lares atendidos atualmente pelo programa no estado até fevereiro deste ano.

Entre os estados, Alagoas lidera o ranking com 42,7% dos beneficiários nessa condição, seguida por Paraíba (41,3%), Piauí (41,3%), Rio Grande do Norte (40,7%) e Maranhão (40,1%).

A maior concentração de beneficiários de longa data está na região Nordeste, onde 38,8% dos inscritos permanecem no programa há pelo menos dez anos — o equivalente a 3,7 milhões de famílias. Em seguida aparecem as regiões Norte (33,7%), Sul (29,5%), Sudeste (29,1%) e Centro-Oeste (26,9%).

Publicidade

Segundo o governo federal, a legislação não estabelece um tempo limite para permanência no Bolsa Família, mas afirma adotar medidas para incentivar a saída voluntária dos beneficiários, como a “Regra de Proteção”, que permite manter 50% do valor do benefício por até dois anos após o aumento da renda familiar.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.