Início / Versão completa
Política

Edvaldo defende convocação de aprovados no concurso da Sefaz: ‘é necessário excepcionalizar a contratação’

Por Assessoria 08/04/2025 13:39 Atualizado em 08/04/2025 15:07
Publicidade

Durante audiência pública na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) nesta terça-feira (8), o deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) defendeu a convocação dos aprovados no concurso da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) como forma de melhorar a arrecadação do Acre. Ele disse que é possível alcançar bons resultados com um corpo técnico qualificado.

Publicidade

“É necessário excepcionalizar a contratação dos auditores da Secretaria da Fazenda. Não vai aumentar a arrecadação própria com a mesma equipe que tem hoje. Piorou muito a arrecadação própria também por falta de equipe. Em outras palavras está tendo muita sonegação porque falta gente para fiscalizar. Temos capacidade de aumentar essa arrecadação nas condições econômicas e fiscais que nós temos hoje, sem precisar de medidas extraordinárias. É só colocar mais gente para dentro. O concurso foi feito. Isso aí está pronto. E, essa é uma questão que diz respeito ao interesse até das demais categorias. A reivindicação dos demais [servidores] depende muito do que vai acontecer com a arrecadação”, disse Magalhães.

Ainda de acordo com o parlamentar estadual, outra medida a ser adotada para melhorar a arrecadação é melhorar a capacidade de execução do orçamento do Estado. Ele pontuou que de 2020 até o último ano notou-se uma baixa capacidade de investimentos a partir dos recursos disponíveis.

“Eu gostaria que o secretário Amarísio falasse um pouco sobre medidas que ao alcance da mão a gente pode melhorar essa situação fiscal do Estado para aumentar a arrecadação. A primeira delas, é termos uma melhor capacidade de execução do orçamento. Se pegar de 2020 para cá, a capacidade do Estado de pegar o dinheiro que tem e gastar em investimento público, diminuiu muito. É um problema. Os números na última audiência para discutir o orçamento foram apresentados’, lembrou.

Publicidade

Edvaldo disse também que: “tem algumas questões que precisam ser ditas numa audiência como essa. A situação fiscal do Acre piorou ao longo do tempo. Nós já vivemos um período que a relação entre a arrecadação e as transferências constitucionais eram de 40 e 60, nós estamos abaixo de 30 hoje. Piorou a capacidade de pagamento do Estado nesta última avaliação do Tesouro Nacional. Nós perdemos um avalista que é o Tesouro Nacional”.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.