Início / Versão completa
Geral

TCU constata superfaturamento e favorecimento em contrato da Medtrauma com a Sesacre

Por Por Aikon Vitor, da Folha do Acre 08/11/2024 10:57 Atualizado em 08/11/2024 11:03
Publicidade

O Tribunal de Contas da União (TCU) finalizou na última segunda-feira, 4, a instrução preliminar sobre a contratação da empresa Medtrauma para fornecer serviços de ortopedia e traumatologia no Acre. A auditoria identificou indícios de favorecimento e sobrepreço, apontando possíveis irregularidades que prejudicaram o erário público.

Publicidade

O relatório preliminar do TCU ratificou as conclusões da Controladoria Geral da União (CGU), que havia iniciado a apuração sobre o contrato com a Medtrauma. Segundo o documento, há provas que indicam direcionamento na contratação e superfaturamento, principalmente relacionados ao pagamento indevido por procedimentos cirúrgicos.

A instrução do TCU também revela que os pagamentos redundantes para os mesmos serviços podem ter sido a principal causa do superfaturamento. Além disso, a auditoria indicou a possível culpabilidade de três ex-gestores da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) na assinatura do contrato com a empresa: Paula Augusta Maia de Faria, ex-secretária de Saúde, Michel Ribeiro Paes, ex-chefe do Departamento de Regulação, Controle e Avaliação, e Antônio Diego de Lima Felix, responsável pela coleta de preços e elaboração do preço de referência.

Embora as irregularidades tenham sido identificadas, a Medtrauma continua prestando serviços ao Estado. O superintendente da CGU no Acre, Osmar Nilo Neto, afirmou que a manutenção do contrato com a empresa é preocupante, já que a auditoria revelou práticas potencialmente prejudiciais ao erário. “De modo geral, a CGU-R/AC manifesta sua satisfação com a avaliação do TCU em relação às constatações expressas no relatório sobre os contratos de terceirização dos serviços médicos de urgência e emergência em ortopedia e traumatologia. O relatório da CGU, publicado em agosto de 2023, expôs diversos riscos na terceirização dos serviços de saúde do HUERB. Atualmente, observamos o Tribunal de Contas da União, uma das mais respeitadas instituições de controle externo no Brasil, confirmando esses achados e destacando práticas potencialmente lesivas ao erário. Contudo, é no mínimo preocupante que a Secretaria de Saúde do Acre mantenha, até o presente momento, a mesma empresa prestando serviços na unidade de saúde.”

Publicidade

O TCU agora dará continuidade às investigações, com a realização de diligências em órgãos como o Conselho Regional de Medicina. A próxima etapa também inclui o levantamento dos danos financeiros causados pelas irregularidades e, se comprovado o superfaturamento, o órgão buscará a devolução de valores ao erário.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.