Início / Versão completa
Cotidiano

Após quase um mês suspenso, setor de nefrologia da Fundhacre retoma atendimento em Rio Branco

Por Redação Folha do Acre 13/11/2024 09:00 Atualizado em 13/11/2024 09:21
Publicidade

Suspenso desde 16 de outubro, o serviço de nefrologia da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) retornou nessa segunda-feira (11) com atendimento para 24 pacientes que precisam fazer hemodiálise. Segundo a direção do hospital, esses pacientes fizeram a opção pelo retorno do tratamento na unidade de saúde, reformada recentemente.

Publicidade

Sem o serviços, os pacientes foram encaminhados para clínicas que prestam atendimentos para o governo. Na época, a Fundhacre justificou que a medida era necessária porque a empresa que fornece um dos produtos para a realização da hemodiálise atrasou e, por isso, os pacientes foram remanejados.

“Estamos retornando com os 24 pacientes renais crônicos que expressaram o desejo de seguir com seu tratamento aqui na Fundação Hospitalar e mantivemos os pacientes que optaram por permanecer nas clínicas que ofertam o serviço para o governo. Então, o serviço de nefrologia não será extinto, o investimento permanece”, explicou a presidente da Fundhacre, Soron Angélica Steiner.

No dia 15 de outubro, dezenas de pacientes renais se reuniram em frente ao serviço de nefrologia para reclamar sobre a suspensão do setor que funcionava em três turnos.

Publicidade

Nefrologia é a especialidade que trata de doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas aos rins. O espaço onde ficava o serviço de nefrologia estava há mais de 10 anos sem reformas e foi revitalizado e entregue no final de dezembro do ano passado.

Foram investidos mais de R$ 1,3 milhão e, com o prédio novo, os pacientes não concordaram em ter que mudar para as clínicas.

Informações G1

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.