Início / Versão completa
Cotidiano

Escolas do Alto Acre ignoram greve da Educação e mantêm aulas normais

Por Redação Folha do Acre 14/08/2024 11:01
Publicidade

As escolas Graça Rocha, KJK e Fontenelle de Castro, ambas de Brasiléia, como as estaduais de Epitaciolândia seguem indefinidas com o retorno das atividades. Em Assis Brasil e Xapuri a greve estadual não alcançou o fechamento das escolas.

Publicidade

Apesar da greve geral anunciada pelos professores no estado do Acre, as aulas em três escolas estaduais do município de Brasileia voltaram normalmente suas atividades. A Escola Valéria Bispo Sabala, localizada na BR 317, Estrada do Pacífico, KM 26, Zona Rural, Vila do Incra, retomou na manhã desta terça-feira (13).

Além disso, a Escola Estadual Getúlio Vargas, cuja equipe docente decidiu o retorno de suas atividades, garantiu que as aulas retornarão à normalidade nesta quarta-feira, dia 14, em seu comunicado oficial abaixo. Já a escola estadual Instituto Odilon Pratagi (IOP), também em comunicado oficial aos alunos na tarde desta terça-feira, dia 13, comunicou seu retornaram a sala de aulas na próxima quinta-feira dia 15.

Em Brasileia, como foi frisado, três escolas estaduais optaram por manter suas atividades educacionais. As Escolas Estaduais Getúlio Vargas, Valéria Bispo Sabala e Instituto Odilon Pratagi, seguem com o atendimento aos estudantes com data de retorno nesta semana.

Publicidade

As três escolas estaduais decidiram o retorno de suas atividades normais, depois de uma pequena paralização, mais seguem acompanhando os trabalhos do Sinteac, em relação a greve geral. A Escola Estadual Getúlio Vargas, Instituto Odilon Pratagi e a Escola Valéria Bispo Sabala, localizadas no KM 26 da BR 317, respondem aos estudantes. No entanto, as demais instituições de ensino estadual na fronteira, como Brasileia e Epitaciolândia, estão com suas atividades suspensas, conforme determinação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac). Onde na próxima sexta-feira (16), haverá encontros deliberativos.

Em relação as escolas estaduais Graça Rocha, Kairala José Kairala (KJK) e Fontenelle de Castro ambas em Brasiléia, como também as escolas estaduais de Epitaciolândia segue indefinida o retorno das atividades escolares. Em Assis Brasil e Xapuri, greve estadual não alcançou o fechamento das atividades em sala de aulas.

Em meio aos debates na Aleac, o líder do governo, deputado Manoel Moraes (PP), se comprometeu a mediar o diálogo entre os servidores e o governo, mas destacou as limitações impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), e disse. “Estamos aqui para buscar soluções. Eu me comprometo com vocês de mediar com responsabilidade,” afirmando, ressaltando os desafios legais que dificultam a concessão de direitos aos servidores da educação acreana.

Por outro lado e seguindo a defesa dos trabalhadores da Educação, o deputado Tadeu Hassem (Republicanos), que preside a Comissão de Orçamento e Finanças da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), cobrou que o governo cumpra o acordo firmado há três anos, durante uma audiência mediada pela Comissão de Educação. Para o parlamentar, não há mais justificativa para adiar a recomposição da tabela do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR).

Informações O Alto Acre

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.