21 junho 2024

Médico acreano que mora em Santa Catarina atende vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

Date:

O médico acreano Thiago Mappes e sua esposa, a dentista Pollyana Cavalcante, que atualmente residem em Santa Catarina, trocaram o fim de semana de folga para viajarem à Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, onde tem sido nos últimos dias gravemente afetado pelas enchentes do Rio Guaíba. O casal foi em uma missão com outros profissionais da área da saúde, no intuito de prestar assistência médica às vítimas da catástrofe.

O grupo de profissionais chegaram na capital gaúcha na noite deste sábado, 4, onde tiveram uma reunião com a equipe que coordena as ações emergenciais, e em seguida foram levados para um abrigo onde começaram a atender as pessoas que estão no local.

“Chegamos e já fomos atender as pessoas que estão em um abrigo da prefeitura de Porto Alegre. Há muitos idosos, pessoas com comorbidades, pressão alta, ferimentos e dores. Nós temos treinamento em emergência e neste domingo, 5, vamos atender as pessoas nas áreas mais afetadas”, disse o médico.

Thiago é natural do município de Cruzeiro do Sul e a esposa dele de Mâncio Lima. Ele atende no Hospital de Jaguaruna, em Santa Catarina, mas a solidariedade o fez ir, com uma equipe, até o estado vizinho, onde 55 pessoas morreram e mais de 60 estão desaparecidas.

“Na cidade onde moramos, Jaguaruna, tem muitos gaúchos e por estarmos de folga no final de semana, decidimos em solidariedade, ajudar. Junto comigo, além da minha esposa, vieram a enfermeira Isabel Alves, do Samu de Tubarão, Santa Catarina, a enfermeira Idailane Barrozo, do Samu de Braço do Norte-SC e a ACS Adriana Ricardo. A situação é caótica, as cidades da região metropolitana estão totalmente ilhadas com prédios da administração e hospitais inundados. Nós vamos ficar até a próxima quarta-feira porque nesta hora a solidariedade é salva-vidas e estamos aqui para isso”, relatou o médico acreano.

Últimas