23 junho 2024

Bocalom anuncia mais 20 ônibus elétricos para Rio Branco e dá detalhes das linhas atendidas

Por Aikon Vitor, da Folha do Acre

Date:

A capital do Acre, Rio Branco, está dando um passo importante rumo à modernização e sustentabilidade de seu sistema de transporte público. Com a recente aquisição de ônibus elétricos, a cidade se destaca como pioneira na região Norte do Brasil ao adotar essa tecnologia limpa e eficiente.

Nesta terça-feira, o prefeito Tião Bocalom esteve no Terminal Urbano para anunciar o início das operações dos novos ônibus elétricos na cidade. Apesar da aprovação para a compra de 30 veículos, a administração municipal decidiu adquirir apenas 20 deles devido a limitações orçamentárias, garantindo também investimentos nas bases de carregamento necessárias para manter esses veículos em funcionamento.

“Financiamos o valor inicial de R$ 90 milhões, mas acredito que com cerca de 20 e poucos ônibus, juntamente com carregadores”, explicou Bocalom sobre os custos envolvidos nessa iniciativa.

Os novos ônibus elétricos, que já estão em fase de testes em diversas linhas da cidade, têm recebido feedbacks positivos da população, destacando-se pelo conforto, silêncio e pela contribuição para a redução da poluição ambiental.

Além dos ônibus financiados pela Prefeitura, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal também contribuirá com mais dez veículos articulados, ampliando a oferta de transporte público de qualidade para os cidadãos de Rio Branco.

Com esses investimentos, a Prefeitura visa não apenas modernizar o sistema de transporte, mas também promover a sustentabilidade ambiental e reduzir a emissão de gases poluentes na cidade. A expectativa é que os novos ônibus elétricos estejam plenamente operacionais até o final de 2024 ou início de 2025, contribuindo para uma mobilidade urbana mais eficiente e sustentável em Rio Branco.

Últimas