A Deputada Federal Antônia Lúcia esteve no Ministério da Justiça em audiência com o Ministro Ricardo Lewandowski, onde apresentou a proposta de criação de uma secretaria/ouvidoria nacional das fronteiras. A proposta inclui a implementação de um Disk 800 para que a população que sofre com traumas nas fronteiras tenha a chance de ser ouvida. De Brasília, a Secretaria encaminharia as demandas às polícias competentes para solucionar questões como tráfico de pessoas, drogas, órgãos, roubos de matérias-primas, aliciamento de menores, e outros crimes que frequentemente não são atendidos.
Durante a reunião, a deputada também convidou o Ministro Lewandowski para participar de um fórum no Acre, destinado a tratar das demandas da Região Norte. Este fórum contará com a presença do Ministro da Educação, Camilo Santana, o Ministro dos Transportes, Renan Calheiros, o Superintendente Nacional do DNIT, Ministro de Portos e Aeroportos e Hidrovias, Dr. Silvio Costa, a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e a Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.
O objetivo é desenvolver um plano de trabalho abrangente para o Acre e toda a Região Norte, com foco em áreas como segurança, educação, aeroportos, e nas BRs do Norte, além de explorar a possibilidade de livre comércio na região.
Além disso, a deputada discutiu com o Ministro Lewandowski a PEC 81, que propôs em 2011, sobre a Guarda das Fronteiras. A deputada destacou a importância de assegurar a segurança nas fronteiras, uma preocupação de longa data.
A deputada finalizou afirmando que o compromisso é trazer os ministros ao Acre para que conheçam a realidade do estado e, juntos, possam trabalhar para melhorar as condições locais.