23 junho 2024

Socorro Neri apoiou retorno de transplantes de rim no Acre

Assessoria

Date:

Portaria deve ser publicada na próxima semana

É oficial, o Ministério da Saúde (MS) vai assinar a portaria de retorno do serviço de Transplante Renal no Acre, que acontece na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), em Rio Branco. A conquista é creditada ao intenso trabalho de articulação da deputada federal do Acre, Socorro Neri (PP), que incansavelmente vem se reunindo com o MS desde o início do ano, insistindo para que esse processo fosse regularizado o quanto antes.

Em conversa com a assessoria parlamentar e área técnica responsável por esse trâmite no MS, a deputada recebeu a confirmação ontem [quinta-feira,23] de que a Fundhacre será novamente habilitada para realizar o procedimento cirúrgico e proporcionar maior conforto para quem aguarda esse serviço.

Agora, os pacientes não precisarão sair do Acre para realizar o transplante em outro estado, ficando longe da família. Dessa maneira, o procedimento ocorre de forma mais humanizada e confortável aos cidadãos.

*Linha do tempo da conquista*
Em 22 de janeiro, Socorro Neri iniciou a articulação para o retorno dos transplantes, formalizando esta reivindicação junto ao MS, e se reuniu com equipe do órgão no dia 24 do mesmo mês. Em fevereiro, no dia nove, o MS deu a devolutiva informando dos trâmites necessários que consistiam na visita técnica à Fundhacre, ainda em fevereiro deste ano.

Por razões técnicas do Ministério, a visita não aconteceu em fevereiro. O que ensejou nova reunião da Deputada com o MS em 16 de abril, buscando garantir essa reabilitação, resultando, enfim, na visita técnica à Fundhacre no dia 25 de abril.

Ontem [quinta-feira,23], em contato com o Ministério da Saúde, foi confirmado que sim, os transplantes de rim no estado do Acre voltarão a acontecer, e a portaria oficializando a notícia será divulgada na próxima semana, e vai contar com ato simbólico e presença de Socorro Neri.

Últimas