30 abril 2024

UFAC não irá aderir à greve nesta segunda; professores farão assembleia para debater paralisação

Por Vitória Lima

Date:

A Universidade Federal do Acre se encontra entre as 5 universidades com indicativo de greve após o dia 15 de abril

Durante o período de férias acadêmicas, a Universidade Federal do Acre (UFAC) está se preparando para o início do ano letivo 2024, que inicia em 22 de abril. Enquanto algumas universidades já estão em greve e outras planejam iniciar em 15 de abril, a UFAC não adotará imediatamente essa medida, pois será promovida uma discussão local com os professores antes de decidir sobre a adesão à greve.

A presidente da Associação de Docentes da UFAC (Adufac), Letícia Mamed, esclareceu a respeito da decisão da greve, afirmando: “Faremos a assembleia da nossa categoria para discutir o tema da greve e, também, deliberar sobre nossa adesão ou não à greve nacional dos docentes. Embora esteja anunciado o início da greve dos outros docentes das universidades federais nesta segunda-feira, 15, nossa adesão não é automática, pois devemos fazer nossa discussão local”, explicou Mamed.

No dia 18 de dezembro de 2023, o governo Lula propôs um reajuste salarial de 0% para os funcionários públicos federais ativos em 2024, o que implica na ausência de aumento salarial. Além disso, a proposta previa um reajuste de 4,5% para os anos de 2025 e 2026, juntamente com o aumento dos benefícios e auxílios. No entanto, a bancada sindical não aceitou essa proposta, pois esperavam que o governo federal implantasse um plano que compensasse as perdas salariais dos governos anteriores devido a inflação e também incluísse os aposentados e pensionistas.

Os professores universitários estarão reivindicando diversos pontos, incluindo reajuste salarial, reestruturação da carreira, aumento do orçamento das instituições federais de ensino, revogação de medidas que prejudicam servidores e serviços públicos, além do fim da contribuição previdenciária para aposentados.

Sobre a UFAC, Mamed explicou: “Logo após o término de nossas férias, convocaremos uma reunião para discussão e deliberação.” Desta forma, as aulas do próximo período iniciarão normalmente, e os alunos serão informados assim que a Adufac tomar sua decisão.

 

 

Últimas