30 abril 2024

Governo Lula prevê aumento no salário mínimo para R$ 1.502 em 2025

Por Aikon Vitor, da Folha do Acre

Date:

Governo sinaliza aumento no salário mínimo para 2025, conforme fontes do governo. Estima-se um valor de R$ 1.502, seguindo a política de valorização em vigor. Esta política considera o reajuste pela inflação de 12 meses até novembro do ano anterior, somado à variação do PIB de dois anos antes. Caso confirmado, o aumento representará um acréscimo de 6,37% em relação ao valor atual.

O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2025, que será enviado ao Congresso Nacional, refletirá essa projeção. A atualização do salário mínimo em 2024 foi feita por decreto presidencial, seguindo a nova legislação de valorização do salário mínimo.

O índice de preços utilizado para corrigir o salário mínimo é o INPC, previsto para avançar 3,25% neste ano. Mudanças na inflação e eventuais revisões do PIB de 2023 podem influenciar a previsão para 2025, a ser reavaliada com a proposta orçamentária em agosto. Apesar de beneficiar os trabalhadores, a política de valorização do mínimo pode criar pressões fiscais nos próximos anos, caso o salário mínimo avance mais rapidamente do que a regra geral de despesas.

Últimas