29 abril 2024

Do púlpito à política: padre se lança pré-candidato a vice-prefeito em Xapuri

Por Aikon Vitor, da Folha do Acre

Date:

Em Xapuri, município do interior do Acre, o pároco da igreja São Sebastião, padre Antônio Menezes, está causando alvoroço no cenário político local ao confirmar sua pré-candidatura à vice-prefeitura pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). Ordenado em 2017 pela Diocese de Rio Branco, padre Menezes revelou que seu ingresso na vida política é um sonho antigo, respaldado pelo apoio dos fiéis e da comunidade.

Em uma reunião realizada recentemente, o PSB definiu o nome do professor Erivelton como pré-candidato à prefeitura de Xapuri, formando assim a chapa PT-PSB. Padre Menezes, ao se filiar ao PSB, sinaliza uma aproximação entre a religião e a política, destacando a importância histórica dessa relação e sua vontade de atuar de forma mais ativa na sociedade.

Apesar do entusiasmo, padre Menezes está ciente das exigências da Igreja Católica. Conforme as diretrizes da instituição, ele terá que deixar seu cargo na paróquia São Sebastião ao oficializar sua pré-candidatura. No entanto, assegura que a paróquia não ficará desamparada, já que há outros padres disponíveis para assumir suas responsabilidades.

Sobre os desafios que enfrentará na política, padre Menezes reconhece o momento de descrença na política, mas ressalta sua fé na capacidade de transformação dessa instituição e seu compromisso em contribuir para uma mudança positiva em Xapuri. Com a transferência de seu título de eleitor e o anúncio iminente de sua pré-candidatura, padre Menezes se prepara para uma nova fase em sua trajetória, agora também como agente político.

Últimas