Compras realizadas nos sites Shein e Shopee podem estar sujeitas a novo imposto

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Com a implementação da reforma tributária a partir de 2026, as compras realizadas nas plataformas Shein, Shopee e AliExpress estarão sujeitas à tributação pelo Imposto sobre Valor Agregado (IVA). O IVA será aplicado mesmo em operações de até U$50 por pessoa física. Essas plataformas, por terem sede no exterior, serão particularmente afetadas pela nova regulamentação.

Os consumidores enfrentarão dois impostos sobre bens e serviços: o IBIS, aplicado pelos estados e municípios, e a CBS, de competência do governo federal. Essa mudança pode potencialmente impactar negativamente as compras online, reduzindo sua frequência.

Uma pesquisa conduzida em setembro de 2023 pela Brain Inteligência Estratégica revela que 64% dos consumidores brasileiros adquirem roupas em marketplaces asiáticos, como Shopee e Shein. O estudo também identificou que o perfil predominante desses compradores é de mulheres solteiras, com aproximadamente 29 anos de idade e uma renda mensal entre 2.500 e 4.500 reais.

O Acre, um dos estados mais distantes do Brasil, enfrenta preços mais elevados em compras online devido à sua localização geográfica, de acordo com a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor. Com a entrada em vigor da reforma tributária, se espera que os custos de compras simples pela internet possam aumentar significativamente.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp