30 abril 2024

Cenipa aponta ‘falha do motor’ de avião que caiu no Acre e matou duas pessoas

Redação Folha do Acre

Date:

O avião de pequeno porte que caiu no município de Manoel Urbano, no interior do Acre, no último dia 18 de março, teria sofrido falha ou mau funcionamento do motor, segundo informações preliminares do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). As investigações ainda estão em andamento.

O avião que as vítimas estavam, um Cessna Skylane 182, tinha capacidade para transportar, no máximo, quatro pessoas. Entretanto, seis passageiros e o piloto estavam a bordo no momento da queda. O avião também não tinha autorização para atuar como táxi aéreo.

O reporte preliminar tem a finalidade de apresentar o status atual da notificação. Segundo o Cenipa, o teor do documento ainda pode ser alterado e não vincula obrigatoriamente as conclusões que serão publicadas no Relatório Final de investigação.

“A aeronave decolou do aeródromo de Manuel Urbano (SIMB), AC, com destino ao aeródromo de Santa Rosa do Purus (SSRA), a fim de realizar transporte de passageiros, com um tripulante e seis passageiros a bordo. Logo após a decolagem, a aeronave perdeu potência e realizou um pouso de emergência”, disse o Cenipa, em nota.

O Centro informou ainda que a conclusão da investigação deve ter o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes. Após a conclusão, o Relatório Final será publicado no site do Cenipa.

O empresário peruano Sidney Estuardo Hoyle Vega foi a óbito no local do acidente. A empresária Suanne Camelo, de 30 anos, chegou a ser socorrida, foi para o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), no Hospital 28 de Agosto, em Manaus, mas não resistiu e morreu nove dias após a queda do avião.

Últimas