27 abril 2024

União Brasil expulsa e cancela filiação de Chiquinho Brazão, acusado de matar Marielle Franco

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

Date:

A Comissão Executiva Nacional do Partido União Brasil aprovou por unanimidade o pedido cautelar de expulsão com cancelamento de filiação partidária do deputado federal Chiquinho Brazão. A decisão foi anunciada por meio de uma Nota Oficial publicada pelo partido, neste domingo, 24, onde a representação foi apresentada pelo deputado federal Alexandre Leite (UNIÃO-SP) e relatada pelo senador Efraim Filho (UNIÃO-PB). O deputado federal, Chiquinho Brazão é apontado como um dos envolvidos na morte da vereadora da cidade do Rio de Janeiro, Marielle Franco, em março de 2018.

Em nota, o União Brasil afirma que embora filiado, o parlamentar já não mantinha nenhum relacionamento com o partido e havia pedido ao Tribunal Superior Eleitoral autorização para se desfiliar. E a decisão da Executiva Nacional aponta que Brazão incide em ao menos três condutas ilícitas previstas no artigo 95 do Estatuto: atividade política contrária ao Estado Democrático de Direito, ao Regime Democrático e aos interesses partidários; falta de exação no cumprimento dos deveres atinentes às funções públicas e partidárias e violência política contra a mulher.

“O União Brasil repudia de maneira enfática quaisquer crimes, em especial os que atentam contra a vida, o Estado Democrático de Direito e os que envolvem a violência contra a mulher. A direção do partido manifesta profunda solidariedade às famílias de Marielle e Anderson.” – diz trecho da nota do UB.

 

Últimas