27 abril 2024

Inocentado: Silas Câmara tem cassação anulada após nova decisão do TRE-AM

Redação Folha do Acre

Date:

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) voltou atrás e derrubou, nesta sexta-feira (22), a cassação do deputado federal Silas Câmara, do Republicanos. Com a decisão, o parlamentar não corre mais o risco de perder o mandato.

Silas havia sido cassado em janeiro deste ano por captação e gasto ilícito de recursos financeiros, durante a campanha eleitoral de 2022. Segundo o Ministério Público Eleitoral (MPE), ele havia fretado aeronaves por quase R$ 400 mil.

O TRE acatou a tese do MPF e cassou o parlamentar por 4 votos a 2. O relator do caso também solicitou que os votos dele não fossem computados para fim de quociente eleitoral. Com os votos a favor, além de Silas, o deputado Adail Filho, também do Republicanos, perderia a vaga na Câmara.

No entanto, o parlamentar ingressou com um recurso de embargos de declaração, pedindo a revisão da decisão pelo plenário da Corte Eleitoral.

A votação havia iniciado na quarta-feira (20) e terminou favorável para Silas. Foram 3 votos a 0. No entanto, a discussão foi suspensa após o juiz Marcelo Pires pedir vistas. Já nesta sexta-feira (22), durante a continuação do caso, Silas conseguiu mais um voto favorável e se livrou da perda do mandato.

Em nota, a defesa do deputado disse que na acusação, constavam fretamentos de aeronaves no Amazonas, no valor acima de R$ 396 mil. Mas, em sua defesa, o deputado apresentou sua prestação de contas aprovada e informou que as aeronaves fretadas estavam a serviço de candidatos da mesma coligação.

Silas usou as redes sociais para se pronunciar sobre a decisão:

“O povo do Amazonas venceu novamente! Hoje, o nosso recurso foi votado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) e vencemos, sendo reestabelecida a justiça, com a vontade de Deus e do povo do Amazonas. Sinto-me feliz e honrado por esta conquista, que devo a todos os nossos mais de 125 mil eleitores do estado do Amazonas. Agradeço primeiramente a Deus, que nos sustenta; e também aos nossos pastores, líderes e irmãos em Cristo, pelas orações. Seguiremos em frente nessa jornada, levando melhorias de vida para o nosso povo e defendendo a Família, a Pátria e a Liberdade. Deus é fiel!”, escreveu o deputado.

Últimas