sexta-feira, 11 abril 2025

Conselheira do TCE pede anulação do Título de Cidadão Rio-branquense para Bolsonaro

Por Aikon Vitor, da Folha do Acre

Naluh Gouveia, conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE), enviou uma carta aos vereadores da Câmara Municipal de Rio Branco pedindo a revisão da concessão do título de cidadão rio-branquense ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A honraria, proposta pelo vereador João Marcos Luz (PL) e aprovada por unanimidade entre os vereadores, está agendada para sexta-feira (22).

Na carta, Gouveia destaca as diretrizes estabelecidas no Decreto Legislativo N°21/2019, que regula a concessão do título. Ela ressalta que o título é destinado a pessoas que tenham realizado atividades culturais, políticas, científicas ou sociais em benefício do município de Rio Branco. No entanto, Gouveia argumenta que Bolsonaro não demonstrou um compromisso substancial com o desenvolvimento e o bem-estar da população de Rio Branco durante seu mandato presidencial.

Gouveia expressa preocupação com a mensagem que a concessão do título pode enviar à comunidade local, considerando as controvérsias e a falta de sensibilidade demonstradas pela gestão de Bolsonaro. Ela espera que sua carta seja considerada como uma reflexão das vozes daqueles que estão descontentes com essa decisão e apela aos vereadores para reconsiderarem a concessão do título ao ex-presidente.

Publicidade