27 abril 2024

Após atingir 2ª maior cheia da história, Rio Acre baixa 29 centímetros em 24 horas na capital

Por Redação Folha do Acre

Date:

Após registrar a segunda maior enchente desde 1971, quando os níveis dos rios acreanos passaram a ser monitorados, o Rio Acre, na capital, começou a dar sinais de vazante nesta quinta-feira, 7. Em 24 horas, ele baixou 29 centímetros. Às 15h de quarta-feira, 6, o manancial atingiu 17,88 metros, sendo a segunda maior cota registrada. Já às 15h desta quinta-feira, o manancial registra 17,59 metros, de acordo com dados atualizados pela Defesa Civil de Rio Branco.

Em Rio Branco, o nível do Rio Acre permanece acima dos 17 metros desde o dia 29 de fevereiro. De acordo com a Defesa Civil Estadual, em toda a extensão da Bacia do Rio Acre a situação é de vazante, exceto em Porto Acre. Já no Juruá, os rios ainda continuam subindo lentamente.

“Desde Assis Brasil, Brasileia, Xapuri, Capixaba e em Rio Branco o rio baixou bastante em relação a cota máxima, que foi, até agora, de 17,89 metros. Nas outras Bacias, os rios continuam baixando também, mas em Cruzeiro do Sul sobe lentamente, o que está sendo acompanhado pela Defesa Civil na cidade que é bem estruturada”, destacou o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Batista.

Batista alerta que março e abril ainda são considerados meses de muita precipitação pluviométrica e que os órgãos de Proteção e Defesa seguem fazendo o monitoramento constantemente.

O coordenador destaca ainda que as previsões apontam que com exceção do Juruá, as demais Bacias do estado devem ficar oscilando, mas sem causar muitos transtornos à população.

“As previsões ainda são de chuvas até o mês de abril aqui no nosso estado. Os órgãos estaduais continuam em monitoramento, em apoio imediato nas ações humanitárias, ações de restabelecimento e apoio às prefeituras dessas cidades atingidas.” – enfatizou.

Com relação às chuvas, os órgãos continuam em alerta. Nos últimos sete dias, segundo a Defesa Civil, choveu mais de 140 milímetros. “A previsão das próximas 24 horas, conforme a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, é de aproximadamente 50 milímetros de chuvas. Então, a gente continua monitorando, principalmente aqui a bacia dos igarapés, para acompanhar a possibilidade de enxurradas. No mês de março, a previsão de chuvas é entre 30 e 50 milímetros na capital nos próximos sete dias, e a gente fica fazendo esse acompanhamento, ver se essa previsão vai se concretizar ou não.” – diz.

Informações: Agência de Notícias do Acre.

Últimas