Rio Acre começa a baixar em Brasiléia após atingir marca histórica de 15,58 metros

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Após atingir nível histórico com 15,58 metros em Brasiléia nesta quarta-feira (28), o Rio Acre finalmente começou a cessar e na manhã desta quinta-feira (29) às 06h, registrou a marca de 15,18 metros, ou seja, teve uma diminuição de 40 centímetros em menos de 24 horas.

Essa é a primeira baixa que o rio tem em dias. Nesta quarta-feira (28), cerca de 75% da superfície do município estava comprometida pela água que resultou em mais de 13 mil pessoas prejudicadas pela situação desoladora. A principal ponte de acesso foi encoberta pelo grande volume pluvial e deixou o município isolado por via terrestre.

A única forma de acesso à cidade é por meio de embarcações, o que dificulta o envio de ajuda humanitária e amplia os desafios enfrentados pelos moradores. Atualmente, cerca de 911 pessoas estão desabrigadas, 1.011 desalojadas, 12 bairros foram impactados e 15 abrigos estão sendo gerenciados pela prefeitura, com mais de 500 pessoas no auxílio às vítimas da enchente.

A situação da zona rural também é alarmante, com mais de 500 pessoas isoladas, 20 pontes destruídas e 21 linhas de bueiros devastadas pela força das águas.

Com 15,18 metros, o nível ainda está relativamente longe da cota de transbordamento que é de 11,40, mas ter baixado 40 centímetros em poucas horas é uma notícia favorável para as famílias atingidas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp