24 abril 2024

Em meio a enchente em Brasiléia, jovem sofre infarto, é socorrido por equipe do Samu e levado a Rio Branco

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

Date:

Um jovem de 19 anos de idade, morador do município de Brasiléia, deu entrada no hospital local na tarde desta quarta-feira, 28., se queixando de dor no peito. Após ser avaliado e diagnosticado com infarto agudo do miocárdio (IAM), o paciente precisou ser transferido imediatamente para a capital Rio Branco, que é referência para alta complexidade em cardiologia no estado.

O rapaz foi socorrido e levado de barco pelas equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, até Epitaciolândia, onde se encontrava de prontidão uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel (Samu), que seguiu para Rio Branco.

De acordo com informações do coordenador da Regional de Saúde do Alto Acre, Pablo Araújo, o paciente foi submetido a avaliação por telemedicina, em que um cardiologista avaliou o eletrocardiograma, diagnosticando o infarto.

“O médico regulou via Samu, foi autorizada a transferência, a ambulância levou até a beira do rio, pois criaram um porto provisório lá. A gente acionou a Defesa Civil, que providenciou o transporte fluvial. Após isso, colocamos o paciente no barco, transportamos até Epitaciolândia, tinha outra ambulância lá aguardando para fazer o transporte. Foi uma logística avançada, com médico e enfermeiro até Rio Branco.” – explicou Araujo.

 

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

Últimas