21 junho 2024

Ponte Metálica será reinaugurada nesta semana, garante Deracre

Redação Folha do Acre

Date:

O Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre) anunciou que a Ponte Juscelino Kubitschek, popularmente conhecida como Ponte Metálica, está programada para ser reaberta na próxima quinta-feira (29), mesmo com a cheia do rio Acre.

O diretor-presidente do Deracre, Sócrates Guimarães, assegurou que o aumento do nível do rio não comprometerá a conclusão das obras de reparo que estavam em andamento.

A Ponte Metálica foi fechada em 22 de julho de 2023, após inspeções do Deracre detectarem corrosão e desgaste em diversos pontos da estrutura. Construída há mais de 50 anos, a ponte necessitou de uma intervenção urgente, conforme laudo técnico apresentado pelo órgão.

A interdição impactou significativamente o tráfego na capital. A Ponte Coronel Sebastião Dantas, conhecida como Ponte de Concreto, passou a operar em mão dupla. Para acomodar o fluxo de veículos, a Avenida Epaminondas Jácome teve seu trecho entre o Museu dos Povos Acreanos e a Praça da Bandeira adaptado para permitir o tráfego em ambas as direções. Contudo, apenas veículos menores, ambulâncias e ônibus estão autorizados a utilizar este trajeto.

Os veículos pesados, como caminhões e carretas, foram direcionados para a Quarta Ponte, ligando os bairros Cadeia Velha e Seis de Agosto.

Últimas