20 junho 2024

Confira o que é permitido levar para aproveitar a folia no Carnaval da Família

Agência de Notícias do Acre

Date:

Com programação diversa, o Carnaval da Família, promovido pelo governo do Estado, tem início nesta sexta-feira, 9, no Calçadão da Gameleira, em Rio Branco, e para garantir a segurança nas festividades, a Polícia Militar do Acre (PMAC) e a comissão organizadora orientam os foliões sobre o que é permitido levar e detalham dicas para aproveitar a folia com segurança e responsabilidade.

Entre os itens que estão permitidos nos espaços do Carnaval da Família estão: copos descartáveis, latinhas e sacolas plásticas para transporte dos objetos. No entanto, não é permitido adentrar com materiais cortantes, objetos de vidros, cadeiras e geleiras:

É permitido:

Copos descartáveis
Latinhas
Sacolas

Não é permitido:

Materiais cortantes
Objetos de vidro
Cadeiras
Geleiras

“A Polícia Militar atua nos eventos de maneira preventiva e, a fim de garantir uma festa tranquila para os foliões, nós estabelecemos algumas regras justamente para prevenir eventuais intercorrências”, explicou a diretora operacional da PMAC, coronel Marta Renata Freitas.

A festa conta com segurança pública e privada, além de videomonitoramento local e das vias de acesso, por meio do Centro Integrado de Comando e Controle da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). As ações de segurança também incluem a atuação da Polícia Civil, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), do Corpo de Bombeiros (CBMAC) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu).

Crianças e Adolescentes

Sendo uma festa para toda a família, a coronel PM Marta Renata orienta ainda sobre o acesso e a permanência de menores de idade na programação de Carnaval. “As crianças e os adolescentes de até 16 anos poderão acessar as festas, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis”, explicou.

“Além disso, nos acessos de entrada e nas tendas, os organizadores estarão disponibilizando as pulseiras de controle com o nome e telefone do responsável. E teremos agentes de proteção da criança e do adolescente presentes no evento auxiliando nesse aspecto”, acrescentou.

Para facilitar o acesso à festa, a Ponte Juscelino Kubitschek, popularmente conhecida como Ponte Metálica, está aberta desde às 12h desta sexta-feira, 9, para a passagem de pedestres que participarão da folia no Calçadão da Gameleira.

Folia Segura

Com o início do Carnaval da Família, diversos órgãos e secretarias estão desempenhando ações de conscientização para garantir uma festa segura e respeitosa para todos. Entre elas, a Secretaria da Mulher (Semulher) leva campanhas de combate ao assédio sexual e à violência contra a mulher durante os cinco  dias de festa.

Últimas