Acre tem o maior número de igrejas do Brasil para cada 100 mil habitantes, diz levantamento

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Novos dados do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que o Acre lidera a média nacional, com surpreendentes 554 igrejas para cada 100 mil habitantes. Essa estatística supera a média nacional de 286 estabelecimentos religiosos por 100 mil habitantes.

Pela primeira vez, o IBGE mapeou todas as coordenadas geográficas e tipos de edificações, identificando um total de 579,7 mil estabelecimentos religiosos no Brasil, incluindo igrejas, templos, sinagogas e terreiros. Surpreendentemente, esse número ultrapassa o somatório de instituições de ensino e de saúde, com 264,4 mil escolas (130 por 100 mil habitantes) e 247,5 mil estabelecimentos de saúde (122 por 100 mil habitantes).

Na Região Norte, que engloba estados como Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, a densidade religiosa atinge 459 estabelecimentos por 100 mil habitantes, quase o dobro da média nacional. Além do Acre, Roraima e Amazonas se destacam, ambos registrando 485 estabelecimentos religiosos por 100 mil habitantes.

Esses números reforçam a diversidade religiosa do Brasil, evidenciando a presença marcante de instituições religiosas em comparação com outras categorias de estabelecimentos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp