27 abril 2024

Semana será marcada por chuvas intensas no Acre e alerta de transtornos

Por Aikon Vitor, estagiário da Folha do Acre

Date:

As projeções meteorológicas do especialista Davi Friale, divulgadas em seu portal “O Tempo Aqui”, sinalizam uma semana propícia para chuvas intensas em várias regiões, incluindo Acre, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bolívia e Peru. Friale enfatiza a alta probabilidade de temporais, prevendo a ocorrência de descargas elétricas intensas e ventos fortes, com acumulado pluviométrico acima de 100mm em 72 horas.

No Acre, as chuvas serão constantes durante a semana, atingindo seu ápice entre quinta-feira e sexta-feira. As áreas mais vulneráveis aos eventos climáticos adversos serão o leste e o sul do estado, abrangendo localidades como Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira. O alerta é para possíveis transtornos à população, incluindo inundações rápidas, transbordamento de córregos, deslizamentos de terra, quedas de galhos e árvores, além do perigo associado a raios.

A elevação significativa dos rios é esperada nos próximos dias, especialmente nos vales dos rios Acre, Iaco e Purus. Em Rio Branco, o rio Acre pode atingir ou superar a marca de 12 metros até o início da próxima semana.

Últimas