20 junho 2024

Sem candidatura em Rio Branco, PT se prepara para disputar prefeituras do interior

Por Aikon Vitor, da Folha do Acre

Date:

Sem uma candidatura própria na corrida pela Prefeitura de Rio Branco e respaldando o MDB, o Partido dos Trabalhadores (PT) concentra esforços na consolidação de suas bases, mirando o fortalecimento e a viabilidade de candidaturas nos municípios do interior do Acre.

Uma reunião estratégica com lideranças de Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri foi recentemente divulgada no perfil do partido no Instagram. O encontro foi conduzido pelo presidente estadual do PT, Daniel Zen, e pelo secretário de Juventude, Danilo Silva.

Na publicação, o partido destaca a presença de duas fortes pré-candidatas às prefeituras na região: Marinete Mesquita, atual vereadora em Brasileia, e Neide Lopes, conhecida como professora Neidinha, em Epitaciolândia.

“Em Brasileia temos a Marinete Mesquita, que é atualmente vereadora, e em Epitaciolândia o nome de Neide Lopes, a professora Neidinha!”, destaca a legenda.

O PT também expressa seu diálogo em Xapuri, ressaltando a possibilidade de lançar um candidato na disputa. “Lá temos o prefeito Bira Vasconcelos fazendo um ótimo trabalho na gestão da prefeitura, e vamos trabalhar para dar continuidade com um bom quadro do PT!”

A movimentação estratégica do PT no interior do Acre evidencia a busca por posições sólidas nas eleições municipais, contribuindo para a construção do cenário político nos municípios mencionados.

Nas últimas eleições municipais no estado do Acre, o Partido dos Trabalhadores (PT) enfrentou um desafio significativo na capital, Rio Branco, terminando em quarto lugar no primeiro turno, realizado em 15 de novembro de 2020.

Os números revelam a distribuição dos votos entre os candidatos:

– Tião Bocalom (PP): 87.987 votos (49,58%)
– Socorro Neri (PSB): 40.250 votos (22,68%)
– Minoru Kinpara (PSDB): 25.939 votos (14,62%)
– Roberto Duarte (PSL): 12.362 votos (6,97%)
– Daniel Zen (PT): 7.121 votos (4,01%)

O candidato do PT, Daniel Zen, conquistou 4,01% dos votos, posicionando o partido em quarto na disputa eleitoral, sendo que no interior do estado, o PT conseguiu eleger quatro candidatos a prefeitos nos municípios de Assis Brasil, Brasiléia, Mâncio Lima e Xapuri.

Últimas