19 junho 2024

Saúde: Por meio da Fundhacre, três transplantes de córnea foram realizados neste sábado no Acre

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

Date:

Na manhã deste sábado, 06, a Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), realizou três transplantes de córnea. Os órgãos que foram recebidos dos estados do Ceará e Paraná e foram transplantados para três acreanos, sendo os primeiros transplantes realizados no estado em 2024.

Os receptores foram, Manuel Moreira Chaves, de 73 anos, morador de Porto Acre, que já aguardava pelo transplante há três anos, devido a ceratopatia bolhosa no olho esquerdo. Rosa Batista Alves, de 64 anos, moradora da capital, aguardava por cerca de dois anos, devido também a ceratopatia bolhosa no olho esquerdo. Já Iolanda Cecílio da Rocha, de 65 anos, moradora de Assis Brasil, recebeu o transplante após 2 anos na fila de espera, devido a um Leucoma em seu olho esquerdo.

A presidente da Fundhacre, em exercício, Duciana Araújo, ressalta a importância do apoio do governo do Estado no retorno a esses procedimentos e destaca o esforço do presidente da instituição, João Paulo Silva para que o serviço voltasse a funcionar de forma definitiva no estado.”E o primeiro transplante do ano e nós começamos com a córnea, destaco todo o apoio do governo do Estado junto ao nosso presidente, para que o serviço voltasse a funcionar de forma definitiva e hoje estar atendendo nossa sociedade”, destacou Araújo.

Duciana Araújo, presidente em exercício da Fundhacre – Foto: Gleison Luz

O transplante de córnea foi credenciado na Fundhacre em 2009 e já haviam sido realizados 264 procedimentos até o ano de 2022. Desde do início do ano de 2023 a instituição e equipe de transplante se mobilizaram para a renovação da equipe e do estabelecimento junto ao Ministério da Saúde (MS).

Últimas