23 junho 2024

Procurador de Justiça do Acre é apontado como favorito ao STJ, diz colunista

Redação Folha do Acre

Date:

A colunista do portal UOL, Carolina Brígido, escreveu nesta quarta-feira, 24, que o Procurador de Justiça do Acre, Sammy Barbosa, é um dos favoritos a ocupar uma das duas cadeiras no STJ (Superior Tribunal de Justiça), que eram ocupadas pelas Laurita Vaz e Assusete Magalhães.

Carolina escreve que o preferido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o desembargador Rogerio Favreto, do TRF (Tribunal Regional Federal) da 4ª Região. Em 2018, Favreto concedeu um habeas corpus para libertar Lula, que tinha sido preso por condenação em processo da Lava Jato.

Já Sammy é bem avaliado e conta com o apoio do ministro do STJ Mauro Campbell. Para a escolha, o STJ vota duas listas tríplices e encaminha para o presidente Lula, que escolhe os novos ministros. A expectativa é que o presidente receba as listas em maio.

Uma vez escolhidos, os dois candidatos precisam passar por sabatina na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado. Em seguida, tomam posse.

A expectativa é que as listas sejam votadas no STJ em maio, para que os novos ministros sejam empossados até o meio do ano.

Com informações Ac24horas

Últimas