20 junho 2024

Morre aos 92 anos o ex-jogador e treinador brasileiro Zagallo, o maior campeão mundial de futebol do mundo

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

Date:

O maior campeão mundial da história faleceu na noite desta sexta-feira, 05, após 92 anos de uma vida dedicada ao futebol brasileiro e à Seleção Brasileira. Mário Jorge Lobo Zagallo faleceu no Hospital Barra D’or, no Rio de Janeiro, em decorrência de falência múltipla de órgãos. O ex-treinador e jogador estava internado desde dezembro do ano passado.

Das cinco estrelas na Amarelinha, Zagallo esteve em quatro conquistas: em 1958 e 1962, como jogador; em 1970, como treinador de uma das maiores equipes de futebol da história; e em 1994, como coordenador técnico.

Durante seus tempos de atleta, Zagallo atuava na ponta-esquerda e fez grande carreira no Flamengo e Botafogo.

Multicampeão pelas equipes e reconhecido por sua inteligência tática, Zagallo se tornou peça chave da Seleção Brasileira. Na copa de 58, vencida por 5 a 2 sobre a Suécia, ele marcou o quarto gol do Brasil no jogo. Ao todo, foram 34 partidas e cinco gols com a Amarelinha.

Além da Seleção Brasileira, Zagallo foi treinador de Flamengo, Botafogo, Vasco, Fluminense, Bangu, Portuguesa- SP e Al-Hilal (SA), assim como das seleções de Arábia
Saudita, Kuwait e Emirados Árabes.

O funeral de Zagallo acontecerá na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o sepultamento do astro será no cemitério São João Batista, localizado no bairro de Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro.

Últimas