16 junho 2024

Gonzaga debate com governo e Dom Porquito fortalecimento da produção de aves e suínos no Acre

Por Anderson Bodanese, da Folha do Acre

Date:

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga, recebeu em seu gabinete o diretor comercial da Dom Porquito, Paulo Santoyo, o secretário adjunto do Tesouro Estadual, Clóvis Monteiro Gomes, e o presidente do Idaf, Francisco Thum, para tratar sobre regulamentação, produção e exportação de aves e suínos no Acre.

Mesmo antes dos trabalhos legislativos retornarem na Aleac, Gonzaga tem participado de reuniões importantes para o desenvolvimento do estado e melhoria para a sociedade acreana.

Durante a reunião, foi debatido adequação à lei nº 3.724, que dispõe sobre a defesa sanitária animal no Acre. O objetivo da reunião é fomentar o desenvolvimento do Acre através da produção de aves e suínos gerando ainda mais renda e emprego ao povo acreano.

Para o presidente Luiz Gonzaga, é importante discutir mecanismos que ajudem tanto o empreendedor como o governo estadual na geração de emprego e renda.

“Juntos almejamos gerar mais oportunidades, fortalecendo a criação de suínos e aves no nosso estado, gerar emprego, fortalecer a cadeia produtiva no Acre e impulsionar o desenvolvimento econômico. Parcerias entre o poder público e a Dom Porquito vão contribruir para o progresso do nosso estado”, disse Gonzaga.

O diretor da Dom Porquito, Paulo Santoyo, agradeceu ao presidente Luiz Gonzaga pela atenção com empresários do ramo do agronegócio e explicou que a reunião serviu para alinhar alguns pontos estipulados em lei sobre a regulamentação do trânsito de animais vivos dentro do estado, taxação de impostos sobre GTAs, inovação do Idaf sobre controles sanitários, exportação e ampliação da cadeia de suinucultura.

“Quero agradecer ao presidente Gonzaga por nos receber e ser sempre solícito com as pessoas que querem gerar emprego e renda no Acre. A reunião serviu para alinhar junto ao governo adequações à lei que estipula valores de GTA dos animais produzidos no estado. Também discutimos a ampliação da cadeia produtiva de suínos e aves no Acre, além da exportação da carne suína para novos mercados na América do Sul”, disse.

Por fim, Paulo afirmou que o deputado Luiz Gonzaga conseguiu transformar a suinucultura em política de Estado, favorecendo centenas de produtores no Acre.

“O presidente Luiz Gonzaga conseguiu transformar a suinucultura em uma política de Estado no Acre e o governador Gladson abraçou a ideia. Hoje temos um grande apoio por parte da Aleac e governo para transformar o Acre em um grande exportador de carne suína”, concluiu o diretor da Dom Porquito.

Últimas