20 junho 2024

Defesa Civil teme inundações nos próximos meses em Rio Branco após previsão de fortes chuvas

Por Aikon Vitor, da Folha do Acre

Date:

O nível do rio Acre tem exibido flutuações nas últimas semanas, conforme as medições da Defesa Civil da capital. Na manhã desta segunda-feira (29), o manancial atingiu a marca de 7,58 metros, representando uma variação em relação aos 8,5 metros registrados na semana anterior.

O coordenador da Defesa Civil municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, ressalta a perspectiva de aumento em 2024, seguindo uma dinâmica semelhante à observada em 2021, quando a cota de atenção de 10 metros foi superada no início de janeiro. A previsão da Defesa Civil é que nos próximos dias fortes chuvas atingirão Rio Branco e as cabeceiras do rio Acre.

Falcão pondera sobre a possibilidade de inundação este ano, evocando a memória da enxurrada de fevereiro de 2021. Ele salienta que o atual nível do rio, situado em torno de 7,5 metros no final de janeiro, não assegura estabilidade nos meses críticos de fevereiro e março, que historicamente apresentam maior propensão a inundações.

No início de janeiro, o Rio Acre experimentou uma elevação abrupta, aumentando quase três metros em 24 horas, passando de 6,98 metros para 9,80 metros. Após ultrapassar a cota de atenção de 10 metros, o rio atingiu a marca de 11,42 metros. Posteriormente, houve uma redução de 39%, registrando 6,80 metros em 15 de janeiro. Essas oscilações estão sendo monitoradas de perto pela Defesa Civil de Rio Branco.

Últimas