2 março 2024

Sessão solene: homenagem às professoras de primeira infância é mais que merecida, declarou Socorro Neri

Assessoria

Date:

A deputada Socorro Neri(PP) prestigiou a sessão solene proposta pela deputada Professora Luciene e realizada nesta sexta-feira(8)no plenário da Câmara dos Deputados em homenagem às Educadoras Infantis da Primeiríssima Infância. Doutora em Educação, 1° vice-presidente da Comissão de Educação e integrante da Frente Parlamentar da Educação, Socorro Neri acrescentou: ”A educação nos primeiros anos é alicerce fundamental para a formação integral do ser humano,” destacou.

A representante acreana salientou, em sua fala, que as educadoras desta fase dedicam-se a um trabalho que vai além do pedagógico uma vez que garantem o bem-estar, a segurança e o carinho que cada criança necessita, num espaço onde se moldam – além das habilidades cognitivas -valores sociais e emocionais. Entretanto, salientou a parlamentar, apesar de sua importância, os educadores da Primeira Infância ainda enfrentam inúmeros desafios como salários baixos, carga horária extensa e falta de reconhecimento.

Por isto mesmo, adiantou , é nosso dever trabalhar por políticas públicas que valorizem estas educadoras. Neste sentido, a deputada acreana foi relatora de um projeto de autoria da Professora Luciene, aprovado na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, que inclui professores da educação infantil no Magistério. ”A proposta vem corrigir uma injustiça histórica”, enfatizou Neri.

Direito Fundamental

Para Socorro Neri, a educação como direito fundamental e universal só se efetiva plenamente quando são reconhecidos e valorizados os profissionais que a tornam possível. ”E neste processo a valorização das educadoras de primeiríssimas infância é um passo crucial”, adianta .Para tanto, afirma, é preciso lutar por uma carreira digna ,com planos de progressão ,formação continuada e melhores condições de trabalho.

Neri lembrou ainda que a homenagem da sessão solene não é apenas um ato simbólico. ”Ela representa um compromisso de todos nós com a educação de qualidade desde os primeiros passos de vida”. E reiterou que a sociedade brasileira só terá sucesso se houver investimento na base da formação humana. “E essa base só começa com o trabalho incansável das educadoras de primeiríssima infância”, concluiu.

Últimas