19 junho 2024

Governo paga R$ 2 milhões em projetos culturais pelo Funcultura

Agência de Notícias do Acre

Date:

A Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) encerra nesta sexta-feira, 15, o pagamento de R$ 2 milhões em recursos destinados a mais de 120 projetos culturais do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura), marcando um movimento estratégico do governo do Acre para o fortalecimento da cultura no estado.

Com esse montante, artistas, produtores culturais e instituições terão a oportunidade de realizar projetos vitais para a cadeia produtiva da cultura acreana, que envolve mestres da cultura popular, povos originários e área de arte, patrimônio e humanidades.

Para o presidente da FEM, Minoru Kinpara, a conclusão do ciclo é uma grande vitória para o setor. “Este ano tivemos a organização da Conferência Estadual de Cultura, além dos desafios da execução do cronograma da Lei Paulo Gustavo e da Política Nacional Aldir Blanc. E agora conseguimos finalizar os processos de pagamento e liberar os recursos para os projetos contemplados no Funcultura no exercício de 2023”, destaca.

O diretor executivo da FEM, Anderson Mariano, acrescenta que os recursos são fundamentais para a movimentação de espaços culturais, apoio a artistas locais e preservação do patrimônio cultural: “O impacto desses investimentos na cadeia produtiva da cultura é imenso, pois possibilitam não apenas a realização de projetos, mas também promovem o crescimento econômico local, com geração de empregos e estímulo à economia criativa”.

O governo estadual demonstra o reconhecimento da importância da cultura como um pilar para o desenvolvimento social e humano. O investimento realizado por meio da FEM possibilita a continuidade das manifestações artísticas e abre espaço para novas formas de expressões culturais no Acre.

Últimas