23 julho 2024

Emerson Jarude denuncia bloqueio de passagens para TFD e critica gastos em viagens internacionais

Assessoria

Date:

O deputado Emerson Jarude (Partido Novo) usou a tribuna durante sessão ordinária desta terça-feira (05) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), para denunciar o bloqueio de passagens para Tratamento Fora de Domicílio (TFD), enquanto o governo realiza gastos em viagens internacionais.

O parlamentar iniciou seu discurso lendo uma carta enviada a ele por uma filha, que alega que devido ao bloqueio nas passagens do TFD, seu pai, que está em Porto Alegre realizando acompanhamento pós-transplante renal, não poderá voltar para casa neste final de ano, ainda que já tenha recebido alta médica.

“Após o médico dar alta e marcar retorno para janeiro, a família tentou obter as passagens pelo TFD, onde souberam que o sistema de emissão está bloqueado devido à falta de pagamento, o que vai resultar nesse cidadão sozinho em uma cidade desconhecida”, criticou.

Jarude expressou sua indignação com a situação, enfatizando a importância de o governo ter mais responsabilidade com a vida das pessoas, especialmente aquelas que dependem do Sistema de Saúde Público para tratamentos específicos.

Em um tom crítico, Jarude apontou para gastos excessivos em viagens internacionais, citando uma viagem para Dubai envolvendo mais de 20 assessores do governo, totalizando R$ 362 mil, além das diárias e outros custos. Ele destacou a ironia de o sistema de emissão de passagens estar bloqueado para tratamentos médicos essenciais, enquanto recursos públicos são destinados a viagens internacionais.

“Finalizo meu discurso expressando minha esperança de que a situação do TFD seja solucionada rapidamente, reforçando a necessidade de se priorizar as necessidades essenciais dos cidadãos acreanos, especialmente as dos mais vulneráveis”, concluiu.

Últimas