19 junho 2024

Em nota técnica entregue ao MEC, Socorro Neri propõe melhorias na formação de professores

Assessoria

Date:

Integrante da Frente Parlamentar Mista da Educação, a deputada Socorro Neri(PP), juntamente com a deputada profº Goreth(PDT/AP) e profissionais vinculados à educação, esteve esta quarta-feira(20)no Ministério da Educação para uma audiência com a secretária da Educação Básica, Kátia Schewickardt. Em pauta a entrega de uma Nota Técnica , resultado de trabalhos realizados pela Comissão de Desenvolvimento e Valorização de Professores (órgão integrante da FPME) para a discussão de melhorias na formação inicial docente ,a partir de análise dos programas de incentivo à docência já existentes. ”Nossa preocupação fundamental é com a formação inicial dos professores”, disse a deputada.

Coordenadora da Comissão de Desenvolvimento e Valorização dos Professores da FPME a deputada Socorro Neri, juntamente com a deputada profº Goreth(PDT/AP),solicitou através da Nota Técnica, o reforço e a melhoria de 2 programas fundamentais para a formação inicial dos professores: o PIBID(Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Docência) e a Residência Pedagógica.

Nota Técnica

Baseada em dados e evidências, a Nota Técnica, segundo Neri, propõe uma nova política nacional , com ofertas de bolsas durante os 4 anos do curso de licenciatura, além de unir os programas PIBID e Residência Pedagógica em uma oferta única e anual de bolsas que acompanhe os alunos durante os 4 anos de formação, enfrentando assim a evasão.

A proposta sugere ainda revisão e equidade na distribuição das bolsas, a perenidade do programa, corresponsabilização dos estados e a instituição da Política Nacional de Formação dos Profissionais de Educação básica dentre outras sugestões. Segundo a deputada,a Nota Técnica vem aprimorar a formação do docente em nível superior, garantindo a valorização destes profissionais e “construindo caminhos para um ambiente propício à formação adequada dos professores”.

Últimas