19 junho 2024

Com a presença de Tião Bocalom, Semsa entrega Unidade de Saúde do Belo Jardim

Assessoria

Date:

Antes a unidade que os moradores da comunidade do Catuaba, zona rural de Rio Branco, recebiam assistência de saúde não tinha a menor estrutura que exige as normativas do Ministério da Saúde. Hoje, são salas novas, climatizadas, modernas, com todos os serviços de uma unidade de saúde de porte um, com médicos, dentistas, enfermeiros e agentes comunitários de Saúde. Cara nova, nome novo, Antônia Lira Fontinele da Silva. Uma homenagem a uma profissional de saúde querida pela comunidade.

De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Sheila Andrade, foi feito serviço de toda a restauração transformando a unidade.

“Antes era uma unidade velha, precária que não tinha espaço adequado às normativas do Ministério da Saúde. Nós readequamos, criamos farmácia que não tinha, é porte um, com médico enfermeiro, vai ter odontólogo, a cadeira já está pronta, já tem um profissional para atender. Vai ter tudo que a comunidade precisa para ter um bom atendimento.”

Esta e a 23ª unidade de saúde revitalizada pela gestão e a terceira na zona rural. Só aqui na comunidade do Belo Jardim e Catuaba mais de 1200 famílias serão beneficiadas.

“O prefeito fez um investimento aqui que melhorou a vida de todo mundo. Os profissionais aqui vão ter um canto melhor para trabalhar. Graças a Deus aqui, as coisas estão bem diferentes. Vai beneficiar muitas famílias”, disse o presidente do bairro, Francisco Medeiros.

Para os moradores mais antigos da comunidade a obra traz uma bela estrutura, valorização da comunidade, serviço de qualidade e dignidade.

“Era precária mesmo, mas tinha um bom atendimento, atendia a população, mas agora está 100% melhor. Muito lindo o trabalho aqui que fizeram. Eu estou muito feliz por esse trabalho, muito alegre também. Que Deus venha abençoar a todos no nome de Jesus”, destacou a dona de casa, Maria de Lourdes.

“Eu achei muito boa essa reforma, porque estava muito deteriorada, e agora está tudo bonito, cresceu mais um pouco, e posso dizer que daqui para frente o atendimento seja melhor do que era antes”, enalteceu o produtor rural, José Nascimento Caetano.

O prefeito disse que foi mais que uma reforma, praticamente outro prédio foi construído.

“A unidade aumentou em três vezes o tamanho que tinha, então não é uma reforma qualquer. Foi derrubado tudo, tirado telhado, aproveitou algumas paredes. Agora está aí para a comunidade do Belo Jardim que merece, ficou completa com sala de enfermagem, curativo, dentista, do médico, cozinha, banheiro, tudo. Nosso negócio é cuidar bem de pessoas, do ser humano, e pra cuidar bem do ser humano, nós precisamos cuidar bem da saúde dele, e essa é a nossa obrigação”, explciou o prefeito de Rio Branco.

O gestor ainda assumiu compromisso com a comunidade em recuperar o ramal desde a entrada da BR a beira do rio, caso o governo do Estado não faça o serviço que foi pactuado com o Deracre.

“Se o Governo do Estado não fizer o ramal aqui até o início do verão do ano que vem, eu vou entrar com as máquinas aqui. Nós vamos posicionar as máquinas de fora a fora, da BR até aqui dentro, porque aqui o povo não pode ficar abandonado desse jeito”, concluiu o prefeito.

Últimas