Aneel suspende deliberação sobre aumento na conta de luz dos acreanos

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

A Agência Nacional de Energia Elétrica suspendeu a aprovação da revisão tarifária da Energisa Acre, que tem previsão de aumento médio de 14,52% a partir de 13 de dezembro. O pedido de vista foi feito pelo diretor-geral, Sandoval Feitosa. Já o efeito médio a ser percebido pelos consumidores previsto é de 18,47% na alta tensão e de 13,63% na baixa tensão. Para o residencial o índice ficará em 13,36%, quando aprovado.

O resultado final da revisão da distribuidora é diferente da proposta inicial que a Aneel submeteu à consulta pública. Ela previa um aumento médio de 22,07%, com impacto médio de 20,86% na baixa tensão e de 27,31% na alta tensão. Para os consumidores residenciais, especificamente, o índice preliminar é de 20,55%.

De acordo com a Aneel, a revisão em questão é impactada, especialmente, por encargossetoriais, além de custos relacionados aos componentes financeiros apurados no atual processo tarifário e à atividade de distribuição de energia elétrica.

No processo, será estabelecido um nível de perdas não técnicas sobre o mercado de baixa tensão faturado de 8,88% para os anos de 2023 a 2026, quando será realizada a próxima revisão periódica. Para as perdas técnicas sobre a energia injetada na rede, o percentual ficou em 12,40% nos próximos quatro anos. A distribuidora atende 285 mil unidades consumidoras no estado do Acre.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp