24 fevereiro 2024

4ª Conferência Estadual de Cultura do Acre: um momento de União e Valorização da cultura acreana

Assessoria

Date:

A 4ª Conferência Estadual de Cultura do Acre realizada nos dias 6,7,8 de dezembro na Usina de Artes em Rio Branco, foi um marco na retomada do fortalecimento e integração das políticas culturais em nosso estado.

O evento reuniu mais de 200 participantes de todas as regionais do Acre, sendo um fórum essencial para o diálogo, troca de ideias e planejamento conjunto para a polícia estadual de cultura. Institucionalmente a conferência contou com delegados de 19 municípios eleitos nas respectivas conferências municipais, representantes do Ministério da Cultura, Conselho Estadual de Cultura – CONCULTURA, da Comissão Intergestores Culturais Bipartite – CIB e da Fundação de Cultura Elias Mansour.

Minoru Kinpara, presidente da FEM, destacou a importância da conferência para a cultura acreana: “Esta conferência é um marco na história cultural do nosso estado. Ela simboliza uma oportunidade única de unir diversas vozes criativas do Acre, fortalecendo nossa identidade cultural e valorizando a cadeia produtiva da cultura como fundamental para nosso desenvolvimento social e econômico. A Fundação Elias Mansour se orgulha de atuar na organização desse processo e se compromete a continuar apoiando iniciativas que valorizem nossa cultura em todas as suas formas.”

A conferência destacou-se como um fórum essencial para o diálogo, troca de ideias e planejamento conjunto, ressaltando a importância de encontros como esse para promover a comunicação entre diferentes setores da cultura. A participação abrangente de representantes de cada regional do Acre garantiu uma rica diversidade de perspectivas e experiências, enriquecendo as discussões e os resultados alcançados. Durante a conferência foram eleitos os 40 delegados do Acre que representarão o estado na Conferência Nacional de Cultura em março de 2024.

Um ponto alto do evento foi o reconhecimento da Fundação Elias Mansour. O plenário da conferência fez moções de aplauso e agradecimento pela organização e condução da conferência, destacando a habilidade da Fundação em criar um ambiente propício para discussões produtivas e planejamento da politica cultural em nosso estado.

Últimas