21 fevereiro 2024

Dia Nacional da Alfabetização: alfabetizar é transformar vidas, afirma Socorro Neri

Assessoria

Date:

Com décadas dedicada à educação, a deputada Socorro Neri(PP) lembrou que o Dia Nacional de Alfabetização, celebrado nesta quarta-feira((14), deve ser comemorado como forma de estimular o crescimento pessoal, progresso social e ,sobretudo, “como meio de buscar a cidadania”. Para a deputada, a data é um momento de conscientização para a luta por políticas públicas para a valorização do povo brasileiro “em seu sentido mais integral, por isto mesmo na própria Constituição brasileira a alfabetização costa como direito fundamental do indivíduo ”.

De acordo com a parlamentar ,a data serve ainda para lembrar que o Brasil tem ainda um longo percurso a avançar no que se refere à alfabetização. Isso porque, argumenta, dados de 2022 mostram que o Brasil tem cerca de 5,6% de sua população analfabeta. “E apesar de o analfabetismo estar em queda no Brasil, ainda há muito espaço para evoluir , já que cerca de 11,4% da população brasileira é analfabeta funcional, um dado absolutamente preocupante”, alerta.

Titular da Comissão de Educação,membro da Frente Parlamentar de Educação e autora de audiências públicas acerca da educação e valorização dos professores, Socorro Neri lembrou ainda que o desenvolvimento educacional no Brasil e a consequente queda nos índices de analfabetismo em nosso país passam também pela valorização dos cursos de licenciatura, “e pela valorização do profissional responsável pela alfabetização, isto é, o professor.”

Emancipação e autonomia

Segundo Socorro Neri, o Dia Nacional da Alfabetização reforça sobretudo a necessidade de garantir acesso de toda a população ao ensino como meio de transformação de vidas e, ainda, como elemento que dignifica o ser humano, dando a ele a possibilidade de sua emancipação e autonomia. “A alfabetização, em última análise , torna a pessoa mais capaz de analisar e defender, ,de forma eficaz, seus próprios interesses”, concluiu.

Últimas