12 julho 2024

Audiência pública: Socorro Neri debate sobre formação dos professores da educação básica

Assessoria

Date:

A deputada Socorro Neri(PP) compartilhou com a deputada profª Goreth(PDT/AP) a presidência da audiência pública, realizada nesta quinta-feira(9) na Câmara dos Deputados, sobre “Formação dos Professores da Educação Básica” no contexto do PARFOR (Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica).O PARFOR visa garantir aos professores em exercício na rede pública a formação acadêmica exigida pela lei de diretrizes e bases da educação nacional, bem como promover a melhoria da qualidade da educação básica.

”É indiscutível a importância do PARFOR na formação de nosso magistério”, reconheceu a parlamentar face ao grande número de docentes que não possuem formação superior ou ainda aos que trabalham em áreas diversas das que foram originalmente formados.

Participação

O prof. Romildo Siqueira, em sua participação virtual, destacou a necessidade premente de bolsas e garantia de material didático para quem participa do PARFOR. Outro problema levantado foi a remuneração insuficiente dos próprios professores integrantes do PARFOR. Já o prof. Mark Clark(da FORPARFOR)salientou que ,além da formação, o magistério ainda enfrenta problemas básicos como falta de plano de cargo, condições de trabalho e salários dignos.

Sugestões

Foi levantada ainda a possibilidade do PARFOR abranger, de forma ampla , a formação acadêmica integral de todo professor interessado (e não apenas dos integrantes da rede pública) como também usar o próprio programa na perspectiva de planos de carreira em nível de estados e municípios.

Por fim, Socorro Neri agradeceu a participação ativa na audiência pública dos coordenadores do PARFOR, universidades e instituições ligadas a formação do magistério, ”pela contribuição marcante e decisiva num debate absolutamente essencial para a educação que é a formação adequada e ideal de nossos professores”.

Últimas