14 julho 2024

Adailton Cruz lidera reunião crucial para valorização dos servidores da Saúde no Acre

Assessoria

Date:

Nesta terça-feira (31), o Deputado Adailton Cruz, liderou uma reunião estratégica com representantes da SEGOV, Secretaria de Planejamento, SESACRE e sindicatos que representam os servidores da área da saúde, para discutir a situação dos servidores de enfermagem no estado do Acre. O foco central foi o pagamento do piso salarial desses profissionais, considerando também outros pontos relevantes, como a revisão do LTCAT relativo à insalubridade, o auxílio saúde e a reformulação do plano de carreira dos servidores.

O ponto principal abordado foi o pagamento do piso salarial dos enfermeiros, no qual se espera a liberação das verbas necessárias pelo Ministério da Saúde até o dia 15, viabilizando o cumprimento desse direito para aproximadamente 2600 enfermeiros. O piso salarial é uma medida essencial para valorizar esses profissionais e garantir a qualidade do atendimento à população.

No que diz respeito ao plano de carreira, foi ressaltado o empenho do Governo do Estado, através da SESACRE, que já contratou uma empresa para formular uma proposta de reformulação embasada na análise da legislação vigente, viabilidade financeira e discussões com entidades governamentais e sindicatos. A intenção é oferecer tabelas salariais atualizadas, progressões e enquadramentos justos para todos os servidores, inclusive aqueles que o governo considera irregulares, como os da SESACRE e FUNDHACRE.

O Deputado reforçou a expectativa de ter essa proposta pronta até o final do ano, enquanto buscará a aprovação de uma reserva orçamentária na Lei Orçamentária Anual (LOA) para garantir a concretização do plano de carreira a partir do próximo ano.

Outro ponto de discussão foi o auxílio saúde. O governo argumentou limitações financeiras, mas Cruz e demais envolvidos rejeitaram a não majoração desse benefício. Uma nova agenda será estabelecida para analisar o impacto financeiro, visando a elevação do auxílio para R$800,00, dobrando o valor atual de R$400,00.

O compromisso do Deputado e dos envolvidos permanece firme na busca pela valorização e garantia dos direitos de todos os trabalhadores da saúde no Estado do Acre. A agenda delineada demonstra a importância dada a essa questão crucial, evidenciando um esforço conjunto para assegurar melhores condições e reconhecimento para os profissionais que atuam na linha de frente do sistema de saúde.

Últimas