17 julho 2024

Acreano João Donato vence Grammy Latino 2023 com álbum ‘Serotonina’

Redação

Date:

Com o álbum “Serotonina”, o músico acreano João Donato venceu o prêmio Grammy Latino 2023, considerado o “Oscar” da música, nesta quinta-feira (16). A cerimônia ocorre na cidade de Sevilla, na Espanha, e premia artistas dos mais diversos gêneros da música latina.

Na 24ª edição do prêmio musical mais importante da América Latina, ele foi indicado na categoria de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira (MPB), com o álbum lançado em agosto do ano passado.

Os representantes da produtora Agogô Cultural, que participou do processo de produção, subiram até o palco para receber o gramofone de ouro. No discurso, relembraram a trajetória do artista, que morreu em 17 de julho deste ano, no Rio de Janeiro.

“João Donato vive. Vive sua música, sua arte, sua sensibilidade. João uniu a América Latina com seus sambas, boleros, o Sambolero. Seu último disco é para atrair felicidade para as pessoas”, disse uma das produtoras no discurso.

Com ele, disputam o gramofone de ouro:

  • Mil Coisas Invisíveis – Tim Bernardes;
  • Vem Doce – Vanessa da Mata;
  • D – Djavan;
  • Daramô – Tiago Iorc.

 

Nesta edição, artistas como Marília Mendonça e Gaby Amarantos, que também venceram o gramofone nesta quinta, foram indicados. No cenário geral, a colombiana Shakira lidera as indicações este ano e concorre, por três vezes, na principal categoria, a de Canção do Ano.

Histórico de indicações e prêmios

Donato já chegou a vencer a estatueta em 2010, na 11ª edição do prêmio. Na ocasião, ele foi o único brasileiro a ganhar em uma das sete categorias principais, sendo esta a de “melhor álbum de jazz latino” por “Sambolero”, gravado em quatro dias. Ele é o único acreano a ser detentor do prêmio.

Últimas