25 maio 2024

Rio Acre inicia outubro com 1,37 metro e se aproxima de cota histórica de 2022

Redação Folha do Acre

Date:

Há quase um ano, o nível do Rio Acre alcançava o menor índice na série histórica na capital acreana, chegando a 1,25 metro. Em 2023, o rio volta a iniciar o mês de outubro abaixo dos dois metros, com 1,37 metro na medição das 6h. O índice também representa uma queda de três centímetros em relação ao sábado (30), quando encerrou o mês de setembro em 1,40 metro. No ano passado, o mês de outubro começou com duas cotas históricas seguidas.

Ao todo, o Rio Acre teve uma redução de sete centímetros no mês de setembro. No dia 1º daquele mês, o nível marcou 1,47 metro. Porém, chegou ao pico de 1,75 metro no dia 12, e desde então, registrou queda na maioria dos dias de setembro.

O nível está abaixo dos 2 metros há mais de 40 dias, e pelo menos 17 mil pessoas já foram afetadas pelo desabastecimento de água em Rio Branco. A estimativa é da Defesa Civil Municipal, responsável pela Operação Estiagem, que já atendeu 4 mil famílias em 27 comunidades nas zonas urbana e rural da capital acreana. Porém, segundo o coordenador Coronel Cláudio Falcão, o número pode ser ainda maior.

Informações G1

Últimas