29 fevereiro 2024

Quase 80% dos acreanos não tem ensino superior completo, aponta IBGE

por Isabelle Figueiredo, da Folha do Acre

Date:

O Ministério da Educação contabilizou recentemente o percentual da população com ensino superior no Brasil. No estado do Acre, 20,3% da população tem o ensino superior completo, contabilizando 79,7% que não tem.

O estado acreano é um dos dez entes federativos dentro da média nacional. O dado aponta que no Brasil, apenas 19,2% da população concluíram o ensino superior até 2022, último ano da coleta anual feita pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE).

A maior média de pessoas com ensino superior está no Distrito Federal, com 37% da população com nível superior. O número cresceu 20% em três anos, já que em 2019 a taxa era de 17%.

A menor média nacional está no Maranhão, que tem 11,4% da população com ensino superior completo. Em 2019, a média do estado era 3,5%. Em todo o país, a coleta de dados apontou que a média, nesse mesmo ano, era de apenas 7%.

A taxa de escolarização bruta no Brasil é 36%. Apesar de termos uma média de 2 milhões de concluintes no ensino médio anualmente, eles não chegam até o ensino superior ou não concluem os cursos de graduação, diz a pesquisa.

Últimas