21 maio 2024

Polícia Federal deflagra operação contra quadrilha especialista em falsificar dinheiro em Rio Branco

Assessoria

Date:

OPERAÇÃO COIN PURSUIT

Rio Branco/AC.

A Polícia Federal deflagrou, hoje, 04 de outubro de 2023, a Operação Coin Pursuit, com a finalidade de investigar crimes de moeda falsa e associação criminosa, notadamente no que concerne a reunião de pessoas que adquiriam as cédulas inautênticas e as repassavam no comércio de Rio Branco.

A investigação foi iniciada ainda em dezembro de 2022 quando da prisão em flagrante de um dos integrantes do grupo, o qual foi surpreendido quando introduzia no comércio, 2 (duas) cédulas de R$ 200,00 (duzentos reais) falsificadas, sendo que uma destas já havia sido repassada para uma comerciante local, que, após desconfiar do dinheiro acionou policiais militares, que conduziram o suspeito à sede da PF.

Fato é que, após a prisão em flagrante, mediante técnicas especiais de polícia judiciária, concluiu-se que havia um outro responsável por entregar as cédulas falsas aos membros da quadrilha para que realizassem a troca dos valores contrafeitos por cédulas autênticas, causando gravíssimos prejuízos ao comércio local.

Foram mobilizados 08 policiais federais, que cumpriram 01 Mandado de Busca e Apreensão.

Os investigados poderão responder pelos crimes do Art. 288 (Associação criminosa) e Art. 289, § 1º (moeda falsa) cujas penas podem alcançar até 15 (quinze) anos de reclusão.

O material apreendido será submetido à análise da equipe de investigação e à perícia criminal, podendo surgir novos fatos e pessoas investigadas.

Últimas