2 março 2024

Obra de revitalização da Biblioteca da Floresta inicia no primeiro trimestre de 2024, diz Seop

Por Isabelle Figueiredo, da Folha do Acre

Date:

Fechada desde 2019, a Biblioteca Pública da Floresta, um dos pontos educacionais e culturais de Rio Branco, terá sua revitalização iniciada no primeiro trimestre de 2024, de acordo com a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop). O investimento para a reconstrução do espaço será de aproximadamente R$ 4 milhões.

A Biblioteca, que foi atingida por um incêndio em 2022, será reformada dentro de um prazo de 12 meses ao inicio das obras, levando em consideração as chuvas do inverno amazônico. A manutenção do local é anunciada há 4 anos. No ano passado, após o incêndio, o Ministério Público Federal pediu que o governo do estado tomasse medidas urgentes de intervenção para a preservação e funcionamento do patrimônio. O órgão deu um prazo de 30 dias para que a Fundação Elias Mansour (FEM) apresentasse um cronograma para execução de reforma.

Em resposta, a Fundação alegou que o recurso estava garantido e aguardava apenas respostas. “O projeto arquitetônico de revitalização está pronto e esse recurso está em análise na Caixa Econômica Federal e, assim que for dado o ok, a Seinfra já fez toda restruturação, abrimos o processo de licitação”, argumentou Kinpara em maio de 2022.

Nesta sexta, 27 de outubro de 2023, a Secretaria de Estado de Obras Públicas informou que a Caixa Ecômica Federal emitiu a aprovação do projeto, e que o edital de licitação será publicado no Diário Oficial da União na próxima segunda-feira, 30.

“A licitação deverá ocorrer no final do mês de novembro. As obras devem iniciar no começo do ano de 2024 e o prazo da obra é de 12 meses, contando com o inverno amazônico”, informou a assessoria da Secretaria.

A Biblioteca Pública da Floresta foi inaugurada em outubro de 2007 e reúne pesquisa e acervo, impresso e digital e visual, acerca da Amazônia, especialmente do Acre e de suas populações tradicionais como índios, seringueiros, ribeirinhos e parteiras. O prédio tem três andares, contando com uma sala de cinema com 82 lugares e terminais de acesso à internet.

Últimas