21 fevereiro 2024

Inmet alerta para chuvas e temporais neste fim de semana no Acre

Redação

Date:

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, neste sábado, 28, alerta para a alta probabilidade de chuvas intensas no estado do Acre. O aviso tem validade até as 10h desta domingo, 29.

O alerta vale para os municípios de Acrelândia, Assis Brasil, Brasileia, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Walter, Porto Acre, Rio Branco, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Senador Guiomard, Sena Madureira, Xapuri e Tarauacá.

Pode chover entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia. O fenômeno deve vir acompanhado de ventos intensos, de até 60 km/h, com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O alerta do Inmet para todo o Acre está em bandeira amarela, o que significa que o grau de severidade é de “Perigo Potencial”.

O instituto aproveita para orientar os acreanos a, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, por conta dos riscos de queda e descargas elétricas. Além disso, pede que a população não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades é outra recomendação do órgão. Em caso de incidentes, orienta-se que seja acionada a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (193). Acidentes pessoais devem ser direcionados ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (192).

Temporais

Em seu blog, o meteorologista Davi Friale alertou para a alta probabilidade de temporais, entre sábado e domingo, 28 e 29.

Segundo a Defesa Civil de Rio Branco, a previsão para o fim de semana é de muita chuva.

A Gazeta do Acre

Últimas