2 março 2024

Antenas de internet via satélite de Elon Musk estão instaladas nos 22 municípios do Acre

Por Isabelle Figueiredo, da Folha do Acre

Date:

Lançada na região em setembro de 2022, a Starlink já é líder isolada entre os provedores de banda larga fixa por satélite na Amazônia legal, com antenas instaladas em 90% municípios da região até julho deste ano, segundo um levantamento exclusivo da BBC News Brasil.

A empresa de Interner via satelite do bilionário sul-africano Elon Musk, Starlink, lançada na amazônia brasileira em setembro de 2022, já chegou em todos os 22 municípios do Acre. As cidades de Rio Branco e Marechal Thaumaturgo lideram as instalações, com respectivamente 204 e 142 antenas instaladas.

Segundo um levantamento feito pela BBC News, a maior parte destes clientes estão na zona rural dos municípios, onde não há infraestrutura tradicional de internet de banda larga. O levantamento aponta com a internet via Starlink, moradores finalmente podem usar cartões de débito ou crédito — e até mesmo fazer pagamentos via Pix —, por conta da estabilidade e velocidade da conexão do serviço.

Santa Rosa do Purus, o menor município do Acre, com 6.723 habitantes, tem o registro de 95 antenas Starlink instaladas até julho deste ano. Porto Walter, com 10.735, que até o ano passado não tinha nenhum automóvel registrando, sendo a única cidade do país sem carro, teve 14 instalações até o único levantamento feito em julho.

Em maio de 2022, meses antes do início das atividades da empresa na região amazônica, Elon Musk usou sua conta pessoal no Twitter para anunciar “o lançamento da Starlink para 19 mil escolas desconectadas” na Amazônia. Entretanto, os governos de Roraima, do Pará e do Tocantins afirmaram que não houve nenhuma parceria formal e por isso nenhuma escola da rede estadual de ensino possui internet via Starlink. O Governo do Acre não se pronunciou.

Últimas